10 de maio de 2011

Matrizes de linóleo - Introdução

O linóleo é um material cujo invento foi patenteado na Inglaterra em 1860 por Frederick Walton. Esse material era indicado para forração (piso). Ele é feito a partir da combinação de óleo de linhaça, serragem de madeira, cortiça, resinas naturais e pigmentos.
Alguns artistas passaram a utilizar esse material da mesma forma que se utiliza a madeira para xilogravura. As ferramentas para o entalhe são as mesmas utilizadas para a madeira. A diferença está na impressão, pois enquanto que a matriz de madeira deixa aparecer os veios na impressão, com o linóleo obtém-se áreas chapadas.
A técnica da impressão com linóleo é muito semelhante à da xilogravura. Consiste em entalhar o desenho numa placa de linóleo, que depois servirá de matriz para a imprimir em papel ou tecido.
O linóleo tem uma grande vantagem sobre a madeira: por ser mais macio, não tem as mesmas dificuldades que a madeira oferece para entalhar.
Embora seja fácil esculpir em linóleo, convém escolher desenhos simples, que tenham traços bem nítidos e esquemáticos, pelo menos no início.
Algumas belas gravuras em linóleo:

Artista: Samuel Casal / “6Dedos”

Artista: Marlene Crespo / Guerreiros

Linóleo - Picasso

Linóleo - Picasso
Fonte:
Boa Ideia - Tintas e Corantes / Círculo do Livro


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...